A hayabusa surgiu em 1999 e até agora mantinha as mesmas linhas e características do modelo original.
Surgiu para bater a Honda XX Blackbird que era a mais rápida até então...
Suas linhas possuem uma excelente penetração aerodinâmica e por este motivo, podemos perceber que pouco mudaram neste novo modelo, apenas algumas mudanças estéticas que deixaram ela com o farol e frente parecida com suas irmãs menores gsx-r 1000 cc e gsx-r 750 cc as chamadas de "SRAD"...
Pesquisando na net percebi que muita gente não gostou das alterações visuais da moto, dizendo que ela perdeu um pouco a sua cara individual e ficou uma SRAD maior...
Ao meu ver as alterações visuais foram mínimas, e foram feitas apenas para diferenciá-la da versão anterior, já que agora a hayabusa conta com uma real adversária de peso, a KAWASAKI NINJA ZX 14 R, que foi a primeira moto a bater a hayabusa em velocidade máxima... (entre as motos de série...)
As últimas motos que deteram o título de "mais rápida do mundo em série" foram, na sequência:
Ninja zx11-r; Honda XX Super Blackbird; Suzuki Hayabusa; Ninja zx14-r;
e agora estamos todos aguardando uma definição de alguma publicação conceituada que estabeleça, qual é a atual moto de série mais rápida ???????????
Ninja Zx14- R OU Hayabusa 1300 R (Modelo novo) ????????????????
A hayabusa anterior atingia em torno de 305km/h de velocidade final, segundo as principais publicações sobre o tema...
e a Ninja zx14-r atinge em torno de 314km/h...
Algumas publicações informavam que a hayabusa fazia mais do que 305 km/h, porém este dado foi a média de testes usando a velocidade real da moto, com aparelhos eletrônicos que calculam isso, sem a margem de erro que a moto mostra no velocímetro.
Poucos sabem, mas a suzuki já possuia este projeto da nova hayabusa pronto, estavam apenas guardando esta carta na manga, para usar, quando houvesse uma nova rival... e assim o fizeram...
O motor da hayabusa atual já estava sendo testado na moto conceito "B-KING", sem que ninguém da imprensa soubesse que o motor era o que seria utilizado na nova hayabusa.
O MOTOR DA NOVA HAYABUSA conta com 194 hps, mas o que garante seu excelente desempenho é sua aerodinâmica perfeita para altas velocidades...
Atualmente a disputa pelo título de moto esportiva mais rápida de série...
está sendo disputada entre a Ninja 1400 e pela Hayabusa 1300...
As duas motos são muito bonitas e ultrapassam facilmente os 300km/h...
Quando surgiu a Ninja Zx 14-r (que também é chamada de zzr 1400) acabou com a invencibilidade da concorrente suzuki hayabusa, que durante muitos anos manteve o título de mais rápida em série...
Esta Ninja obrigou a suzuki a dar uma recauchutada na hayabusa, para tentar voltar ao topo...
Sobre a hayabusa FAREI UMA NOVA POSTAGEM, com dados do novo modelo 2008...
AGORA VEJA A FICHA TÉCNICA DA NINJA ZX14-R:
MOTOR: Four-stroke, liquid-cooled, DOHC, four valve per cylinder, inline-four
CILINDRADA: 1352 cc
TORQUE: 113.5 lb-ft / 7,500 rpm
CÂMBIO: 6-Speed
PNEUS: frente-120/70 ZR17 & traseira- 190/50 ZR17
CORES: Diablo Black, Candy Plasma Blue, Special Edition: Pearl Crystal White
VELOCIDADE MÁXIMA: 314KM/H (a hayabusa anterior tinha velocidad máxima real de em torno de 305km/h) algumas publicações divergem, mas todas são unânimes em dizer que a zx14 é mais veloz do que a hayabusa (modelo anterior)
A próxima postagem será sobre a nova Hayabusa 2008...
Durante a semana, conversei com alguns amigos sobre o uso de capacetes...
Alguns preferem os abertos... outros os fechados... alguns gostariam de não usar capacete, como acontece nos USA...
Mas, na minha opinião devemos sempre pilotar com capacete fechado...
Pois, a grande maioria dos acidentes o capacete é atingido em sua parte frontal...
Daí eu faço a seguinte pergunta: O que teria acontecido com o rosto do piloto, do capacete cinza da foto acima, se ele estivesse de capacete aberto ???
O modelo "coquinho" já foi banido, por não apresentar segurança...
Confesso que acho alguns capacetes abertos bonitos, porém... eu não me arriscaria a andar a mais de 40km/h usando um capacete aberto... pois num acidente/tombo dependendo da queda poderia ralar todo rosto no chão ou morrer...
Mas é minha opinião... e aceito quem prefere os capacetes abertos...
O importante é sempre usar o capacete...
Senão você pode ficar como o homem da primeira foto onde diz: "Não uso capacete pois ele não é bacana!!!"